Entomofagia

O uso de insetos como fonte de alimento, intitula-se de entomofagia, proveniente do grego éntomon que significa “insetos para comer”​.

O ser humano consome insetos desde os seus tempos primordiais, onde necessitava de caçar e encontrar plantas comestíveis, sendo os insetos parte deste ritual pois forneciam os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

Entomofagia

A prática da entomofagia, mantém-se até aos dias de hoje, onde perto de 2 mil milhões de pessoas, espalhadas por todo o planeta, consomem insetos diariamente.

Porque devemos consumir insetos?

A cada dia que passa sentimos os verdadeiros efeitos do Aquecimento Global e se até à uns anos pensavamos que os defensores do planeta eram apenas os hippies extremistas, hoje em dia cabe a cada um de nós olhar para si mesmo e procurar encontrar formas de se tornar mais sustentável e ter um impacto mais reduzido no nosso planeta.

Cada vez mais, o nosso ritmo de vida empurra-nos para o desconhecimento do que é a agricultura bem como de quais os custos, tanto em termos ambientais mas também em recursos humanos e tempo, para conseguirmos criar as fontes proteicas que atualmente consumimos.

Produção de gases de efeito de estufa por kg de massa ganha

O Aquecimento Global é algo que é aumentado devido à emissão de gases de efeito de estufa (GHG) para a nossa atmosfera, e como podemos verificar a produção de gado é uma das maiores fontes de emissão destes mesmos gases!

Os insetos representam uma alternativa a criação convencional de fontes de proteina, conseguindo criar a mesma massa edível com uma emissão de GHG 98% mais reduzida!

Massa Edível

Se pensarmos que teremos que alimentar 9,7 mil milhões de pessoas em 2050, não seria uma excelente ideia conseguirmos alimentar-nos de uma fonte proteica animal onde a sua massa edível fosse superior a 40 ou 50%?

Os insetos neste aspecto são extraordinários, pois no caso dos grilos e do Tenebrio a sua massa edível esta compreendida entre 80 a 100%!

Vaca

Galinha

Porco

Grilo

Tenebrio molitor

Quantidade de alimento necessário para produzir 1kg de massa edível

De momento mais de 70% da nossa agricultura serve para alimentar animais!

Estes animais não são os melhores a transformar alimento em massa edível, mas nem todos são assim, os insetos são extremamente eficientes em transformar alimento em massa edível!

Valor Nutricional

Os insetos são um alimento de excelência tendo características nutricionais únicas, como um valor proteico elevado, presença de ómega 3 e ómega 6 e outros micronutrientes.