Portugal Bugs

About Us

Antes de falarmos da Portugal Bugs vamos recuar um pouco atrás no tempo até ao ano 2016 quando na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto um dos nossos fundadores, Guilherme Pereira, deu os primeiros passos no mundo da entomofagia!

No final do seu curso, resolveu aceitar o desafio de desenvolver um produto alimentar com farinha de inseto. Não foi uma tarefa fácil, visto que seria a primeira vez que tinha contacto com o conceito de consumir insetos…

Contudo, o produto desenvolvido recebeu um feedback tão positivo que desencadeou a ideia de avançar com uma startup que comercializa e desenvolve produtos alimentares à base de inseto conjuntamente com a outra fundadora, Sara Martins.

A verdade é que não foi apenas pelo produto ter tido um excelente feedback que demos os primeiros passos na Portugal Bugs. Após muitas horas perdidas de investigação e análise de documentos relacionados com o tema, verificamos que os insetos seriam efetivamente uma solução de futuro pois os seus beneficios nutricionais e ambientais eram claramente entusiasmantes!

Em dezembro de 2016 rumamos à Holanda para participarmos num dos primeiros seminários relacionados com a utilização de insetos para alimentação humana e animal, na Universidade de Wageningen.

O impacto deste seminário foi de tal forma positivo que no início de 2017 pusemos “mão à obra”, na nossa garagem, com pouco mais do que uma pequena caixa de cartão e começamos a descobrir como é que afinal se produzia insetos!

O facto de termos sido premiados em diversos concursos de empreendedorismo, permitiu que em 2018 a Portugal Bugs saisse da garagem e conseguisse voar mais alto mudando-se para as suas primeiras instalações próprias.

Com o passar do tempo, o desenvolvimento de novos produtos alimentares não foi posto de lado e dedicamo-nos a desenvolver novos produtos alimentares sustentáveis, como as nossas Mealworm Bites. E, um dos nossos principais objetivos, será sempre impressionar os consumidores com novas surpresas levando-os a ser mais sustentáveis nas suas escolhas dia após dia!

A Portugal Bugs foi uma das empresas fundadores da Associação representativa dos produtores e transformadores a nível nacional, a Portugal Insect.

A nossa equipa

Co-Fundador
Co-Fundador
Mentor Cientifico

Newsletter

en_GB